segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lenha & Oliva

Pegue um pedaço de massa, abra em formato de disco, passe uma camada de molho pomodoro e jogue queijo (muito queijo) por cima, coloque tudo num forno a lenha e... pizza!
Ninguém sabe ao certo quem inventou a pizza, mas graças aos italianos ela se popularizou e globalizou. Logo, a eles fica o meu obrigado (grazie)!
E, para comer essa delícia, encontramos mais um cantinho em Florianóplis... o Lenha & Oliva!


Minhas fotos não ficaram muito boas, mas o lugar é super aconchegante e agradável. Comemos uma pizza de quatro queijos e fungui, com meia garrafa de Vila Montes (2009)... uma ótima pedida!


E, o principal... a sobremesa! É um crime sair de lá sem experimentar... petit gateau de goiabada, com molho de queijo e sorvete de creme!
Huuuummmm...... como diria a Ana Maria Braga, pode soltar os cachorros!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coma de forma mais saudável!

Pensar no que comemos, é pensar no nosso futuro. Tudo o que ingerimos hoje, reflete no nosso organismo ao longo dos anos. Vários são os vilões que a ciência tem apontado... gordura, açúcar, farinha branca, conservantes e... sal. É impossível deixar de comer tudo isso. Logo, a saída é o equilíbrio, comer de forma moderada, um pouquinho de cada coisa e de cada vez.
O problema do sal é que, por vezes, não conseguimos notar a sua presença, ele fica escondido na comida... vire a caixinha dos alimentos e comece a analisar quanto sal você consome (sem saber). Fazendo isso, abolimos os congelados da nossa vida... pizza, lasanha ou hambúrguer congelado? Nem pensar...
 
E, quando bate aquela "larica" de comer uma besteira? Aprendemos a fazer hambúrguer...
 

 
Pare e pense: já tem sal no pão, no queijo, na maionese... imagina se acrescentássemos um hambúrguer congelado, que tem em média 650 mg de sódio? Viraria uma bomba de sal para o organismo!
 
Faça você mesmo seu hambúrguer! Garanto, vai ficar, inclusive, muito mais saboroso. É fácil de fazer:
 
Misture 500g de patinho ou fraldinha moída com 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de rosca (ou de aveia), 1/2 cebola, 1 alho, pimenta, páprica e uma pitada de sal. Forme os hambúrgueres na mão ou com a ajuda de uma forminha. Se você preferir, dá para congelá-los e, assim quando bater aquela fome, você terá uma opção mais saudável.
 
Nunca se esqueça, você é aquilo que você come!
 

Tens tempo?

Se existe um lugar em Florianópolis que parou no tempo... esse lugar é o Ribeirão da Ilha. E, parar no tempo, nem sempre é ruim, pelo contrário, em lugares como o Ribeirão podemos notar que a nossa vida moderna, informatizada e corrida... só nos faz perder tempo!
Teoricamente, por exemplo, o e-mail nos faria economizar o tempo de comprar um envelope, endereçar e postar uma carta no correio... mas, não ganhamos mais tempo com o e-mail, pelo contrário, perdemos tempo na frente do computador respondendo, não um e-mail... mas dezenas de e-mails por dia!
Visite o Ribeirão e encante-se com a calma do lugar....
 
 


Além do charme da colônia de pescadores, esse canto da Ilha se destaca pelo cultivo de ostras, com ótimas opções de restaurantes, como o Porto do Contrato e o Ostradamus...


Hoje, porém, vou falar de um cantinho que fica bem na frente do restaurante Ostradamus, o Café Tens Tempo.... é um convite para você sentar numa de suas mesinhas, relaxar e tomar um gostoso café com docinhos portugueses.



P.S. Recomendo passar por volta das 13:00, quando sai a formada dos famosos Pastéis de Belém!
 
 

sábado, 28 de julho de 2012

Floripa sob outro ângulo...

No Morro da Cruz você poderá observar a ilha de cima, ver seus contornos e a forma como ela se interliga ao continente.


Aproveite para ir ao final da tarde... o sol se pondo sobre o mar garante um espetáculo à parte.



Um pedacinho da França...

Eu ainda não conheço a França (ainda!), mas adoro procurar lugares que me remetem a esse país encantador... em especial pela sua gastronomia e pela maneira como os franceses aproveitam a vida.
Numa dessas nossas incursões por lugares diferentes encontramos um lugar chamado Café François (a nova sede na SC 401, n. 8600).



Os doces estavam fresquinhos e os pães com aquela casquinha crocante por fora...




A maior dificuldade foi escolher o que comer... mas nossos pedidos estavam perfeitos: um brioche de gotas de chocolate recheado com creme de baunilha e um folhado de maçã com lascas de amêndoas e mirtilos... deu água na boca?



Minha opinião? Voltarei sempre que puder...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mês de estudos...

Esse mês será de muitos estudos...
logo, ficaremos em off, por aqui!



Se você quer vencer, não fique olhando a escada.
Comece a subir, degrau por degrau, até chegar ao topo.
(Anônimo)

Que vocês também possam corrrer atrás dos seus sonhos...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Comidinhas de casa...

O inverno muda a nossa rotina... procuramos por aconchego e tranquilidade. Um café quentinho, debaixo das cobertas e um filminho na TV. E, consequentemente, saímos menos e deixamos para os dias mais quentes as "voltinhas" pela ilha.

Mas esses dias em casa têm rendido várias receitas gostosas...

Costelinha de porco no forno com batatas

Macarrão shitake com carne grelhada

Strogonoff de carne

Yakisoba de forno

Cozinhar é muito bom... para a alma, para o relacionamento e para a sua saúde! 
“Anyone can cook” (qualquer um pode cozinhar), lema do filme Ratatouille, traz uma verdade... basta um pouco de paciência e persistência para um bolo crescer e a casa ficar com um cheirinho de "quero mais".

Aproveite o final de semana para ver o desenho e inspire-se na busca pelo sabor!



domingo, 20 de maio de 2012

Utensílios de cozinha....

Um tema diferente para escrever? É que nosso cantinho também é um pedacinho de Floripa, e gostamos muito de passar um tempo sossegado nele... como hoje, por exemplo, um dia tipicamente de outono (friozinho e nublado).
Assim, como optamos em não sair para tomar um café... este foi providenciado. Ligar o forno (esquentar a casa), fazer muffins de laranja com gotas de chocolate e passar um café... parece uma boa ideia.


Mas sabe o que me deixou mais feliz nisso tudo? Foi testar meu novo ralador da Microplane para fazer raspinha de casca de laranja... é sensacional! Eu nunca mais quero machucar meus dedos tentando (porque efetivamente não sai nada) raspar laranjas com aquele ralador tradicional... só tenho que agradecer o SUPER presente que ganhei do meu irmão e da minha cunhada! Obrigada!

Obs1. Prometo muffins na próxima visita....
Obs2. Repare como ficou homogênea e lisinha a laranja...

sábado, 19 de maio de 2012

Um ótimo dia... termina em pizza!

Dizem que todo dia é dia de pizza... Lógico que não é bem assim, pelo menos em Floripa, onde o povo cuida bastante da saúde (contando calorias) e a pizza é um item não muito barato do cardápio!
Porém, um lugar, em especial, merece sua atenção quando vir à ilha... a Pizzaria Basílico. Ela tem duas sedes, uma no centro (mais moderninha) e uma na Lagoa da Conceição (um charme). 
Nos agrada muito a Basílico da Lagoa com seus detalhes em madeira, o que deixa o ambiente muito mais aconchegante.



Dúvida no que pedir? Vá de Obelix, Funghi Trifolati e Quatro queijos, na massa tradicional... você não vai se arrepender!


Não vou mentir... o preço é um pouquinho apimentado (afinal, é pizza). Mas, como diz o sábio ratinho no desenho Ratatouille, "se você é o que você come, eu só quero comer o que há de melhor"! Faça como os franceses... coma menos e melhor!

domingo, 13 de maio de 2012

Flores...

Nossa... como faz tempo que eu não atualizo esse blog! Garanto que não é por falta de lugares... Florianópolis continua linda e disposta a ser descoberta! Mas, meu tempo anda curto e minha máquina fotográfica estava estragada (não há blog sem fotos)...
Como minha máquina renasceu das cinzas... fomos descobrir mais um cantinho de Flopis!

Primavera Garden Center... é um lugar muito gostoso, feito para você pensar em planejar um jardim, cheio de plantas, flores, artigos para a decoração e uma gostosa cafeteria...



Num lugar assim, você começa a pensar... nosso dia anda tão corrido que não damos mais valor às coisas simples da vida, como ver uma planta crescer e se desenvolver. Será tão difícil arranjarmos um pouco de tempo para decorar a casa com uma flor ou plantar alguns temperos num cantinho da varanda? 
Shakespeare já dizia... "não espere que te tragam flores, plante seu jardim"!


E, nesse dia tão especial (hoje é dia das mães)... como não posso estar com a minha mamãe, mando-lhe estas flores:


"Mãe. Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!"

Um super beijo... de seus filhos!  

domingo, 18 de março de 2012

Praia do Forte!

Um pôr do sol lindo e um pastel de camarão, com pé na areia... quer coisa melhor para terminar a sua semana? Foi assim que conhecemos a Praia do Forte...



Mas, por que Praia do Forte? Como a praia fica numa das extremidades da Ilha de Santa Catarina, construíram em 1740 um forte de defesa naquela região, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.



É possível fazer uma visita no Forte e conhecer um pouco mais da sua história história. Aliás, quando estiver por lá, não deixe de repararar, no lado de fora, numa construção que parece uma oca de índios.


Essas casinhas eram chamadas de "carioca", elas protegiam a fonte de água potável, o que era muito útil em situações de cerco prolongado.

Dica: quando for viajar para qualquer lugar, tente descobrir um pouco da sua história, pois ela geralmente se reflete no modo de pensar e na vida das pessoas que lá vivem.

sábado, 10 de março de 2012

Tem peixe?

Morando numa ilha, que por definição tem água por todos os lados, tem que ter peixe... no Mercado Municipal tem bastante oferta de peixe, camarão então... hoje estava a R$ 9,00 o kilo (quase de graça!). E no mar?


Com um mar tão bonito... como não teria peixe? Que tal um robalo fresco? Para alguns corajosos, que nadam até o parcel em frente a praia, isso é possível! E não estou inventando, foram 5 robalos (no mínimo) pescados na nossa cara...


Amanhã será a nossa vez... e aí, vai dar peixe?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

É dia de feira...

Sexta-feira é dia de feira... em plena Beira Mar Norte! Repare que no fundo da foto dá até para ver o shopping Beira Mar...



Tirar um tempo para ir na feira, comprar a carne no açougue e o peixe no mercado público, comprar flores para enfeitar a casa... tudo isso reflete em qualidade de vida! Não só pelos produtos, que são escolhidos a dedo, mas porque você interage com as pessoas, presta atenção no que compra e come, e vive... muito melhor!

Pense nisso! Viva, mas viva com qualidade! E você não precisa, necessariamente, gastar mais com isso... apenas saiba como e com o que gastar (seja o seu dinheiro ou o seu tempo).

Uma praia para desbravar...

No verão... quem mora em Florianópolis, com certeza, recebe mais visitas (hehe). E visita, sabe como é, quer conhecer a Ilha inteira em dois dias... o bom é que nos obriga a conhecer outros lugares, visto que temos a mania de voltar sempre aos mesmos cantinhos amados!

A Praia Brava foi assim... paixão pós visita! Ela é bem longe da região central, mas vale a pena uma investida até lá.



A infraestrutura é muito boa. Não se preocupe, lá você vai encontrar cadeiras para alugar, carrinhos de caipirinha, água de coco, e ... argentinos!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Até mais ver, Buenos Aires!

Depois de vários dias sem conseguir tempo para atualizar o blog, aqui estou! Antes de voltar a escrever sobre Floripa, vou contar o último dia em Buenos Aires, assim os assuntos não ficam misturados...

Era sábado, tínhamos a manhã e o começo da tarde para aproveitar. Fomos trocar dinheiro no centro (tem uma casa de câmbio muito boa na Calle Paraguay), mas esquecemos de um detalhe: as casas de câmbio fecham no sábado. Só nos restou a Calle Florida (evite trocar dinheiro por lá,  a cotação é muito ruim, para não dizer um roubo).


Uma última volta na Galerias Pacífico (que ainda estava enfeitada para o Natal)...


Dica 1: Produtos da MAC, onde comprar? A MAC da Galerias Pacífico é uma MAC PRO, ou seja, tem alguns produtos que você só encontra lá! Mas, se você estiver procurando batons, sombras ou blot, por exemplo, da linha "normal", compre na loja do Duty Free da volta, pois é muito mais barato! Vale a pena!

Dica 2: Não deixe de comprar vinhos na capital portenha! Cada pessoa pode despachar até 6 litros de vinho. Os preços são BEM mais acessíveis que os praticados no Brasil e você ainda consegue o reembolso do IVA, ou seja, peça sua nota TAX FREE.


Vinhos comprados (em qualquer uma das lojas Frappé, Winery ou Tonel Privado você estará bem servido), fomos visitar San Telmo - um bairro com "alma", como dizem os hermanos.

O bairro é conhecido pela tradicional feira de artesanato e antiguidades que acontece aos domingos. No sábado é bem mais tranquilo, tem até umas barraquinhas...



Descendo a Defensa, na esquina com a Chile, encontramos a Mafalda... sentada, sorrindo e tinrando fotos com os turistas!


Por fim, na quadra seguinte, Brasserie Petanque... um restaurante francês que foi o escolhido para nossa despedida!  É a segunda vez que vamos lá e sempre somos muito bem atendidos. Indico as costelas de cordeiro, o coelho ao molho de mostarda e o risotto com trufas negras. E, de sobremesa, não deixe de provar o Crème Brûlée!

Hummmm... acabou o que era doce! Malas prontas... próximo destinho: Florianópolis, ou melhor, casa!

Última dica: O aeroporto de Ezeiza está lotado... volte cedo, assim você poderá aproveitar para fazer suas comprinhas no Duty Free com calma!